Cultura

17 Dez 2021

Exposição "Pé na Txada" de Vadú Rodrigues mostra o olhar positivo de África e a magia das coisas comuns





O fotografo Vadú Rodrigues inaugurou ontem (16) a exposição/instalação de fotografia "Pé na Txada", no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia.

O termo "Pé na Txada", no crioulo de Santiago, entre outros alguns significado, pode ser também "andar por aí num caminho longo". Este é o mote da exposição/instalação que está dividida em dois momentos vividos pelo fotografo. O "Positive West Africa" e o "Pó di Terra". Um tem a ver com as viagens e a outra com o confinamento provocado pela pandemia do Covid-19.

Vadú Rodrigues, natural da cidade da Praia, amante da fotografia e de viagem. Formado em Engenharia Informática, apaixonou por fotografia no último do curso...fez desta arte a sua profissão. São 10 anos como fotografo que o levou a percorrer por mais de 25 países em 3 continentes.

A vontade de conhecer as suas raízes, embarcou numa viagem ao continente africano, que moldou a sua visão de África. Há 5 anos criou o projeto "Positive West Africa" com objetivos de mostrar a visão que um africano têm sobre África, o que um viajante pode encontrar em África, de africanos serem guias da sua própria história, e sobretudo inspirar pessoas a conhecer o positivo de África que muitas vezes não são mostradas. O resultado deste projeto são um conjunto de fotografias fantásticas de lugares, pessoas, cores, tradições de países da costa ocidental africana. Agora, em cartões postais que formam parte desta exposição.

Vadú Rodrigues reside em Portugal. A pandemia de Covid-19 apanho-o aqui em Cabo Verde. Resolveu passar o confinamento junto da avó, no bairro de Achada "Txada" Santo António, na Praia. Daí resultou um interessante projeto fotográfico, "Pó di Terra", a volta da avó e os seus objetos e utensílios, a "descoberta da magia das coisas comuns".

A exposição/instalação está patente na Galeria Incondicional (2º piso) do Palácio da Cultura Ildo, até 16 de janeiro de 2022.

Publicidade








Publicidade