Cultura

16 Jan 2022

"Sabores da Vida" em Tour por Roterdão para levar o gostinho de Cabo Verde



 
Brunch para 2 pessoas
 
Pastel de Milho
 
Pudim de leite


"Sabores da Vida" uma marca gastronómica com essência das "ilhas", com sede em Lisboa, que iniciou o negócio no Instagram, expandiu para loja física e agora lançou novo serviço - "Tour Gastronómico" pelas comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo.

Março de 2020. O impacto da pandemia de Covid-19 foi brutal, com consequências na saúde, na cultura, na interação social, e sobretudo na economia. O desemprego disparou. Empreender foi a saída para muitos. Clara Marques, jovem cabo-verdiana, residente em Lisboa, sentiu na pele o impacto, perdeu o emprego. Juntou os pilares da família, mãe e o marido, para alicerçar o "Sabores da Vida", um negócio de restauração baseado no slogan "Da minha família para a sua". A mãe confeciona a comida, Clara controla a logística e o marido trata da comunicação e marketing. Boa estratégia nas redes sociais, sobretudo no Instagram, que ajudou atingir o público-alvo e a alavancar o negócio.

A cachupa, cuscuz e pastel de milho são referencias fortes da "Sodade e Morabeza" dos cabo-verdianos na diáspora. Lisboa é, provavelmente, a mais cabo-verdiana comunidade crioula, fora de Cabo Verde. E com mundo confinado devido a pandemia. Três elementos de peso, num cenário de incertezas, para aproveitar o momento e as oportunidades.

Assim nasceu a empresa "Sabores da Vida" a 28 de julho 2020. "Fazíamos e fazemos a divulgação dos nossos produtos principalmente na nossa página do Instagram e Facebook. Com a pandemia e todos fechados em casa, vimos uma oportunidade em lançar a página nas redes sociais e fazer chegar os nossos produtos aos nossos clientes" - Clara Marques.

"Sabores da Vida" iniciou com um Brunch [mistura de um café da manhã e almoço] por encomenda, composto por: cachupa refogada com ovo e linguiça, pão de coco, pão simples, doce de leite, pastéis de milho, cuscuz e iogurte, e extra capuccino e manteiga. Também confeciona donetes, pudim, tartes e bolos diversos, conforme encomenda.

Os produtos são confecionados e embalados em casa, e entregas ao domicilio. "As entregas foram relativamente fáceis, porque temos um grupo de amigos que abriram uma empresa de entregas na mesma altura do Sabores da Vida e aí foi juntar o útil ao agradável", diz Clara Marques.



Os clientes do "Sabores da Vida" são na sua maioria cabo-verdianos, mas também portugueses, emigrantes da Europa de Leste, PALOP e brasileiros.

A Cachupa é uma marca cabo-verdiana. Todos querem. "A nossa cachupa refogada é a mais procurada atualmente pelos clientes. Cachupa é um prato muito apreciado mas que dá muito trabalho ao fazer, por isso, é muito mais fácil encomendar. Fazer um pequeno almoço típico de Cabo Verde leva tempo e nem sempre as pessoas tem essa disponibilidade, e como foi algo novo (brunch) e tem de tudo um pouco. A adesão foi muito boa", acrescenta Clara Marques.

Clara Marques é licenciada em Serviços Sociais. Como a maioria dos estudantes em Portugal, sempre trabalhou na área da restauração e isso foi uma bagagem necessária para contornar as dificuldades que muitas vezes aparecem.

O espaço físico
Julho de 2021, marca nova fase da empresa "Sabores da Vida" com a abertura de um espaço físico, em Alfornelos, na Amadora. Uma zona residencial calma, com muitos cabo-verdianos e portugueses que já consomem muito da cultura crioula. A loja serve, além de comida típica de Cabo Verde, também prato do dia, com um menu disponibilizado semanal. "Graças a Deus tivemos uma grande adesão por parte dos nossos clientes".

As paredes do espaço estão decoradas com pinturas alusivas a cultura cabo-verdiana, criadas pelo jovem e talentoso artista plástico Hélder Cardoso (www.instagram.com/hjc_art).


Tour "Sabores da Vida"
Após alguns convites e solicitações de alguns cabo-verdianos que residem fora de Portugal a empresa decidiu aventurar em tour gastronómico para comunidades crioulas na Europa. "Pretendemos levar os nossos produtos à maioria dos países onde existe a comunidade cabo-verdiana". Para já, o tour inicia em Roterdão, na Holanda, de 21 a 24 de janeiro. Mas a loja física em Alfornelos, continua a funcionar normalmente.

Aproveite e faça a sua encomenda por:
- Whatsapp e/ou Viber (através do numero +351 967 999 565)
- Facebook
- Instagram



Publicidade








Publicidade