Em Cabo Verde, agosto é sinónimo de música, encontros e muita festa. É neste mês que se concentra o maior número de festivais do país, todos organizados pelas câmaras municipais, que parecem competir, ano após ano, para ver quem realiza o melhor evento.
O destaque maior vai, claro, para o lendário Festival Internacional de Música de Baía das Gatas, em São Vicente, o mais antigo de todos, com 41 edições que resistiram até à pandemia, altura em que o público assistiu a partir de casa, mas sem quebrar a tradição. A primeira edição aconteceu em 1984, nove anoso após a independência de Cabo Verde.
Mais do que os nomes no cartaz, Baía das Gatas é um ponto de encontro. É a convivência, nas zonas das barracas, das tendas, nos pontos para banhos no mar, a música e a lua cheia a embalar noites inteiras. É tão forte este espírito que muita gente, dentro e fora do arquipélago, guarda a data no calendário para regressar à ilha nesta altura, independente dos artistas no cartaz, um verdadeiro cartão postal vivo de São Vicente. O público do Baía orgulha-se de ser o que mais vibra com os artistas. O festival é um dos poucos que ainda mantém a entrada gratuita.
Outra marca do "Baía é o cariz internacional: há muito que o festival recebe artistas de fora, o que lhe valeu o título de Festival Internacional. No ano passado, celebrou quatro décadas com uma novidade: passou de três para quatro noites de música, e ao que tudo indica, os quatro dias vieram para ficar.
Ainda na ilha de São Vicente, já nesta quinta-feira arranca a 13ª edição do Mindel Summer Jazz, um festival que começou de forma tímida e hoje é um grande evento, consolidado pelo seu nome e pela qualidade que trouxe à agenda cultural de Cabo Verde. Nesta edição, conta com nomes internacionais como Richard Bona & Alfredo Rodriguez, Carmen Souza & Théo Pascoal, The Ron Savage Trio from Berklee College of Music, Cuba Jazz Sindicate, Rolando Luna e Sérgio Figueira.
Mas não é só São Vicente que vibra em agosto. De norte a sul, cada município tem o seu palco. Em Santiago, por exemplo, o Festival do Peixe (com muita música), em Tarrafal, ou o Festival de Calheta e o de São Lourenço dos Órgãos animam comunidades inteiras. No Fogo. o Festival de São Lourenço, em São Filipe, o Festival de Praia Lantcha, em Mosteiros, promete mais uma noite de música junto ao mar. Já em São Nicolau, Tarrafal acolhe o Festival de Praia d´Tedja, e na Boa Vista, a festa faz-se na Praia d´Cruz.
O Festival de Música Calheta 2025, neste fim-de-semana, promete muita festa, com rico cartaz com nomes como Nelson Freitas, Ferro Gaita, Neyna, Hélio Batalha, Loony Johnson, Dynamo, MC Acondize, Cesf, Rods Wires, Ruben Teixeira, Trakinuz, Freirianas Guerreiras e muito mais artistas. E apresentação do humorista Carlos Andrade, filho da casa. A edição deste ano irá homenagear o Grupo Ferro Gaita.
A programação segue em setembro, com mais dois festivais importantes. No Maio, o Festival Beach Rotcha, em Porto Inglês, costuma acontecer perto do dia 8, feriado da padroeira Nossa Senhora da Luz. Já no Sal, a música toma conta de Santa Maria a 12 e 13 de setembro, dentro das festa do município do Sal no dia 15, celebrando a santa padroeira da ilha, Nossa Senhora das Dores. O Festival Internacional de Santa Maria tem como cenário uma das praias mais bonitas de Cabo Verde - eleita uma das "7 Maravilhas Naturais" do país.
Na ilha do Sal, acontece, no dia 11 de setembro, a 4ª edição do Pedra de Lume In Concert - com coletivo de cantores cabo-verdianos (Albertino Évora, Rui di Bitina, Djilas, Ceuzany, Constantino Cardoso, Calu Bana, Mário Marta, Mirri Lobo e Nancy Vieira) e convidada especial, a brasileira, Maria Gadú, nas Salinas de Pedra de Lume, também uma das 7 Maravilha Naturais de Cabo Verde.
A organização destes festivais ainda peca pela demora na divulgação do cartaz final, muitas vezes há escassos dias do evento. Neste aspeto, entre os festivais de música no país, destaca-se o Kriol Jazz Festival e o Mindelact (Festival de Teatro do Mindelo), que anunciam os cartazes com bastante antecedência e disponibiliza um site e folhetos com todas as informações sobre os artistas.
Agenda dos Festivais
AGOSTO
Mindel Summer Jazz - 8 e 9 (São Vicente)
Festival do Peixe - 8 a 10 (Tarrafal de Santiago)
Festival de Música de Calheta - 8 e 9 (São Miguel, Santiago)
Festival de São Lourenço dos Órgãos - 9 (Santiago)
Festival de São Lourenço - 8 a 10 (São Filipe, Fogo)
Festival de Praia d´Tedja - 8 e 9 (Tarrafal de São Nicolau)
Baía das Gatas - 14 a 17 (São Vicente)
Praia Lantcha - 17 (Mosteiros, Fogo)
Praia d'Cruz - 22 e 23 (Boa Vista)
SETEMBRO
Beach Rotcha - 5 e 6 (Maio) data por confirmar
Santa Maria - 12 e 13 (Sal)
DB